Em um projeto de decoração, um dos fatores fundamentais é definir qual será o estilo decorativo do seu ambiente. Afinal, essa escolha é a que orienta a paleta de cores e a linguagem dos móveis. O primeiro passo é buscar referências para escolher o estilo de decoração que mais lhe agrada.
Além disso, a escolha diz muito sobre a personalidade de quem o decora. Portanto, separamos um artigo com cinco dicas de estilos de decoração para te inspirar. Confira a seguir.
Decoração Rústica
A decoração rústica é inspirada em casas do campo e tem ganhado mais adeptos nos últimos anos. Muito pelo fato de talvez ser a dona do estilo mais aconchegante e acolhedor de todos. A madeira, antiga ou de demolição, é o elemento de destaque nos móveis. Através dela é possível conferir aos ambientes uma sensação de conforto somada ao afeto e nostalgia. A paleta de cores abrange tons claros e terrosos em contraste com elementos decorativos e tecidos.
Decoração Minimalista
Caracterizada pelo estilo ‘clean’, a decoração minimalista é uma estética que tem como premissa “menos é mais”: cores leves e poucos móveis, priorizando o essencial e funcional, não a estética. Design baseado em uma atmosfera simples, é ideal para criar ambientes relaxantes. Os tecidos tendem a ser lisos, com texturas suaves e sem estampas. O estilo preto & branco predomina e o contraste fica por conta dos detalhes.
Decoração Contemporânea
Contemporâneo é tudo aquilo que segue as tendências da atualidade. Os elementos são opostos aos do estilo clássico. Assim, normalmente usa o branco como base, mas não necessariamente. As formas geométricas, linhas e elementos neutros prevalecem no mobiliário, que conta com peças espaçosas, baixas ou rentes ao chão. Os tecidos são leves e convidativos ao conforto.
Decoração Clássica
No estilo de decoração clássico, os ambientes são glamorosos. A madeira nobre em tons escuros predomina nos móveis, e o mármore branco é o preferido para pisos e bancadas. A paleta de cores é ampla, mas sóbria. O bege, o rosa-claro e outros tons suaves são combinados com tons mais escuros. A decoração clássica pede ambientes amplos, com pé direito alto. Com tetos, rodapés e paredes trabalhadas, com muitas ornamentações.
Decoração Retrô
Esse estilo recria peças em uma versão moderna, fazendo releitura de décadas anteriores com a tecnologia atual. Móveis, geladeiras, eletrodomésticos e revestimentos são exemplos de elementos recriados. A mistura de cores fortes, materiais e texturas diferentes são alguns dos fatores que tornam esse estilo tão marcante e cheio de personalidade.