A cortina é um elemento importante quando se fala da decoração de uma sala. Além de garantir sua privacidade, ela regula a claridade e a sensação térmica do ambiente. Sendo assim, muitas pessoas ficam em dúvida na hora de escolher o acessório ideal. Portanto, separamos cinco dicas para acertar na cortina da sala.
Use tecidos leves para garantir versatilidade
Para quem gosta de mudar a decoração da sala de vez em quando, a melhor opção é escolher uma cortina que combine com diferentes estilos. Existem diferentes tecidos com essas características, como o voil e a seda.
O voil bloqueia levemente a entrada de luz natural e traz um charme à decoração da sala. Já a seda é perfeita para uma composição clássica e requintada para qualquer local. Esses tecidos criam composições atuais e ecléticas, sendo bem apropriados para ambientes com visual clássico, moderno ou despojado.
Aposte em modelos longos
Cortinas mais cumpridas se adaptam melhor às portas e janelas, e possuem maior elegância. Outra vantagem é deixar o ambiente mais aconchegante.
Preste atenção nas medidas
Ao instalar a cortina, é importante observar sempre se sobra de 15 a 20 cm a mais no lado das janelas ou das portas. Esse espaço a mais garante conforto visual e impede aquela luz incômoda que entra pelos cantos da janela.
Escolha a cor com cuidado
A cor da cortina deve acompanhar a paleta de cores da sua sala. Da mesma forma que o tecido deve acompanhar o estilo da decoração. Vale brincar com tons e apostar em uma cor mais tímida.
Escolha a cortina por último
Por último, mas não menos importante. É imprescindível que a cortina seja a última peça de sua decoração. Isso garante que ela seja um resumo de todo o aspecto visual pensado para a sala.
Já definiu todos os itens de sua sala de estar? Então visite uma das lojas Home By Home e veja as melhores cortinas para sua decoração!